segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Floresta da Tijuca. Um Guia para quem nunca foi!

Boas Tardes!

Se você é carioca e nunca foi na floresta, ou se está de visita na cidade e quer conhecer. Seu lugar é aqui!



Para começo de conversa lá faz 8 graus a menos que na cidade, ou seja, tá muito quente onde você tá? Vai para a Floresta que está mais agradável!
Se tem uma coisa que você precisa saber é que dar para andar de carro por lá! Existe uns trechos que você pode fazer de carro! Pode também inclusive almoçar lá! Lá tem dois restaurantes Os Esquilos e o A Floresta. Nesse post eu não vou falar de nenhuma trilha. Apenas apresentar a floresta para quem nunca foi.

Como chegar:

Se você está de carro terá que ir para o Alto da Boa Vista.
Você pode ir pela Tijuca ou pela Barra. Pela Tijuca siga a Rua Conde de Bonfim toda vida, então quando o terreno começar a subir você vai estar "subindo o Alto" siga até a Praça Afonso Viseu (Praça do Alto), foto abaixo.
Se você está na Barra terá que ir para a região do Itanhangá e seguir as placas para o Alto da Boa Vista. E vá até a Praça Afonso Viseu (Praça do Alto).

Se você está de busão (ônibus) vá até a rodoviária, atrás da rodoviária Novo Rio, e pegue o 333, 302 ou 304. Você também pode pegar o Metrô soltar na estação Saens Pena e pegue um desses ônibus. Peça para soltar na Praça Afonso Viseu.



Esta é a Praça Afonso Viseu. Nela também tem um restaurante muito simpático que à noite tem fondue e pizzas. Durante o dia fico sempre com a feijoada!





 Do site http://rememorarte.info


Vista do google!














Entrada da do Parque Nacional da Tijuca!







do site: http://www.aventurascariocas.com


Este caminho asfaltado que você vê vai cortando uma parte do Parque. Seguindo por ele você chega a Cascatinha Taunay. Logo no começo à esquerda tem a entrada de uma trilha que é um corta caminho. Vai sair na cascatinha do mesmo jeito!

Neste trecho você tem banheiros, estacionamentoe  banquinhos. Fica a 3min da entrada do parque a pé!
Para os que não gostam de bichos nesse trecho você não deve ver nenhum!
A Cascata ganha esse nome devido a Nicolas Antoine Taunay membro da Missão Francesa, trazida ao Brasil por Dom João VI em 1816, que decidiu ali construir, no ano seguinte, sua residência.
E imortalizando a cascata em sua pinturas. Procura ai no google!







Sabe a foto da ponte no começo do post? Essa é a vista de cima da ponte!


Mapa da Floresta feito em azulejo. Na Cascatinha.











Não vou falar de todos os pontos de interesse nem contar a história de cada um deles. Mas fiz um mapinha!
A história fica para o próximo post.



Legenda das estrelas:

Amarela - Entrada do Parque
Vermelha - Cascatinha
Rosa Grande - Meu Recanto, lugar onde tem churrasqueiras,  mesas e brinquedos infantis. É só levar seu carvão e seus quitutes e preparar seu almoço no meio da floresta! Mas chega cedo, tem poucas churrasqueiras.
Rosa pequena, centro de visitantes com banheiros e a belíssima maquete do Parque.
Laranja - O bucólico Lago das Fadas
Azul escuro - Restaurante A Floresta. Foi uma antiga casa de escravos.
Verde - O Bom Retiro. Nesse local começam as trilhas de picos. É um lindo local para um pique-nique em família. É também o último lugar que vc consegue ir de carro.
Roxo - Restaurante Os Esquilos.
Azul Claro - Açude da Solidão. Lá tem um belo lago com tartarugas e peixes, mas está em reforma (dez/2012). Se você vai de carro vai passar por lá, é a saída do Parque.

IMPORTANTE - Se você está a pé não siga as placas de saída, pois essa saída é muito longe do ponto de ônibus. Volte pelo mesmo caminho que você entrou.

E se não tem costume de andar na mata não se aventure. Na dúvida pergunte aos guardas, eles são bem prestativos. No centro de visitantes tem mapas das trilhas.

E ai? Tá pronto?
Então VAMBORA!


Flores no caminho!

Tem algum lugar que você quer conhecer? Escreve no comentário que faço um post sobre ele! Beijos!

Um comentário:

  1. Adorei o post! As informações ficaram super claras e deu a maior vontade de ir passear por lá :)

    ResponderExcluir